domingo, 27 de novembro de 2011

FC PORTO 3-2 SC Braga (Crónica e Vídeo)

Antes de mais, quero dizer que o nosso Porto está e volta mas não é o mesmo Porto do AVB ou do VP até Donestk, mas já lá vou.

O resultado é tremendamente enganador, já que o Braga quase não existiu em campo, e só marcou 2 golos ao cair do pano por pura displicência defensiva e por um erro (mais um) táctico-estratégico de Vítor Pereira, mas ganhamos, jogamos para isso e, acima de tudo, merecemos!

O Porto iniciou com a mesma equipa que jogou na CL, com  Maicon na direita, Defour como médio de pressão, Djalma numa ala e Hulk como ponta de lança.

Nos primeiros 20-25 minutos, houve muita entrega de parte a parte, e pouco futebol sendo um jogo de luta a meio-campo.

Ora, foi aqui que se viu o novo Porto! Claramente, o Porto ficou mais humilde, e deixou o 4-3-3 para trás... assumimos na Ucrânia e hoje foi mais claro, estamos a jogar em 4-1-4-1 em linha baixa, quer isto  dizer que os alas agora são médios ala, e fecham muito mais para saírem depois em velocidade. Estes alas ambos tem função de também fechar mais a meio, para tornar a equipa compacta.

Esta mudança estratégica, tem como impacto directo menos remates à baliza, mas mais qualidade nas transições ofensivas, muita posse devido à rápida recuperação da bola e também uma equipa mais curta e mais fechada. Agora é ver se com as equipas mais pequenas conseguimos por isto a resultar.

A mudança também implica que ficamos com um avançado mais rápido, mais forte e mais imprevisível e com alas que fecham melhor e com mais qualidade.

Voltando ao jogo, depois dos 25 minutos, o Porto dominou praticamente até final, não dando asas ao Braga.

O golo apareceu por Hulk, quando rondava o minuto 37, num grande cabeceamento a cruzamento de Jámes.

Aos 64 minutos, dá-se o erro táctico de Vítor Pereira ao tirar Defour e colocar Souza em campo.

Ora saindo Defour e não entrando Belushi, alteramos para dois trincos e pior que isso, foi ter avançado Moutinho para 1º médio de pressão.

Com esta mudança, o Braga voltou o jogo, apesar de curiosamente quem marcou fomos nós, com um golo de Hulk "à Hulk"! Decorria o minuto 78.

Pouco tempo depois, Hulk marcou o 3º inacreditavelmente anulado por fora de jogo... existem decisões polémicas, esta foi de roubo completo mesmo.

Mesmo assim o Porto marcou de novo aos 82, por Kleber, depois de mais 1 jogada à Hulk!

O jogo acabou aqui e o relaxamento tomou conta da equipa, e isso, acrescentado à falta de rotina dos 2 trincos fez o resto.

Aos 88 minutos, depois de uma falha inacreditável dos 2 trincos, a deixarem quilómetros para os jogadores do Braga jogarem no meio, sem pressão, um grande passe acaba por "obrigar" Hulk a fazer penalty, que existiu sem qualquer duvida.

Depois Maicon voltou a falhar e a lateral facilmente para um cruzamento atrasado acabar por estabelecer o 3-2 final.

Destaques++++
Hulk - Claramente o homem do jogo... sem qualquer sombra de duvida.
Moutinho - O médio equilibra a equipa, lança ataques, recupera bolas.. enfim até cansa!
Fernando - O nosso Polvo com um jogo à Polvo!
Defour - Muito bom jogo, se o Braga não existiu durante grande parte do jogo deveu-se a ele.
Vitor Pereira - Pela nossa abordagem táctico-estratégico do Porto. Somos mais curtos com menos pressão alta, mas mais muito mais seguros e consistentes.

Destaques-----

Vítor Pereira - Ia acabando com a equipa com a substituição de Defour. Se achava que o belga estava cansado lançava Bellushi ou o Souza para a primeira linha de pressão, e não tirar o Belga e o Moutinho do equilíbrio. Abre os olhos pah! e deixa de fazer tristezas destas!
Displicência - O jogo estava resolvido mas não acabado. É necessário embutir nos jogadores o queres de sempre mais 1, essencialmente para não se perder a sobriedade defensiva.
Jámes - Evitei em coloca-lo aqui pois até fez uma assistência, mas nada lhe saí actualmente... nem uma finta, nem um passe, nem uma combinação...nada! Rapaz... nós gostamos e acreditamos em ti... é ir para cima deles como o teu ídolo o CR7 e mais ao lado como o Hulk.. treina com ele e aprende, que só tens a ganhar com isso.

E pronto, vitória e mais importante, uma boa exibição! SOMOS PORTO dentro da 4 linhas de novo!

1-0 Hulk 37'

2-0 Hulk 78'

3-0 Kleber 82'

3-1 Lima (Penalty) 89'

3-2 Lima 90'+1

sábado, 26 de novembro de 2011

FC Porto - SC Braga (Convocados)

 
Lista de convocados: 
Helton, Bracali
Maicon, Alvaro, Fucile, Rolando, Otamendi
Belluschi, João Moutinho, Souza, Fernando, Defour
Cristian Rodríguez, Kléber, Hulk, Varela, James, Djalma

Treino Condicionado:
Mangala, Iturbe

Lesionados:
Guarin, Alex Sandro, Emidio Rafael

Destaque para a ausência de Sapunaru na convocatória apesar de já estar apto, mas compreende-se já que só ficou apto ontem.

Em relação ao 11 titular, eu acredito que o VP irá apostar no 11 de Donestsk com a diferença de Fucile no lugar de Maicon ou seja:

Equipa Provável:
Helton
Fucile, Rolando, Otamendi, Alvaro
Fernando, Moutinho, Defour
Hulk, James, Djalma

Mas seja qual for o 11 estamos com vocês pois SOMOS PORTO!

FC Porto - SC Braga (Antevisão)

Depois de uma semana em que iniciamos em "Guerra" e acabamos em algum estado de "Euforia" e "Alívio",  o que mais posso dizer é que todos esses sentimentos apresentam a falsidade do momento em que foram sentidos.

Amanhã temos o Braga e será um jogo muito importante para nós, para os jogadores e para o Vítor Pereira.

Um bom resultado aqui, acaba com os fantasmas mas é preciso realizar uma exibição convincente e segura, sem nunca ter receio de fechar bem as linhas, quando estamos a defender e de nos desgastarmos um pouco mais, sendo um pouco mais agressivos, quando estamos a efectuar a pressão.

Não sei se iremos voltar com Hulk à direita, mas depois do que aconteceu em Donestsk, será perfeitamente possível ver o Hulk na frente e confiar as alas a um jogador criativo (Jámes) e a um ala defensivo (Djalma, C. Rodriguez, Varela).

No meio, parece-me que a tripla Fernado-Moutinho-Defour, deverá continuar.

Na defesa, penso que um dos laterais direitos irá regressar (ambos estão disponíveis) e no resto, irá continuar Rolando-Otamendi-Álvaro Pereira (até porque o Mangala está indisponível para este jogo, segundo notícias de ontem).

Gostava de um dia destes ver a equipa a actuar num 4-4-2 mais clássico, com Hulk e Kleber (ou Jámes) mais na frente, e a jogarmos com 2 médios alas mais defensivos. Seria uma solução interessante, mas só resultaria se os níveis de velocidade de execução aumentassem enormemente.

E é isto, amanhã estamos com a nossa equipa, pois SOMOS PORTO! e isso é o que nos distingue dos demais...

Daqui a pouco já publico a convocatória, quando ela sair.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Rescaldo da Ucrânia

Depois da felicidade inerente à vitória Ucraniana, deparei-me com uma série de afirmações dos jogadores, presidente e mesmo do treinador, que indicam claramente o "barril de pólvora" em que viviam.

Agora, a  mim, parece-me tudo muito precipitado... ganhamos um jogo com muita sorte, que merecemos não pelo futebol que jogamos mas pela garra e vontade colocada em campo.

Mas esta vitória não faz esquecer a Académica, Apoel (2x), Olhanense e Feirense.

Nós portistas estamos com a equipa sempre (até podiam por o emplastro no banco, que no dia do jogo estávamos todos a puxar pelo Porto na mesma), mas temos em memória a desgraça que foram os jogos acima mencionados e todos práticamente seguidos.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Depois da Tempestade veio a Bonança... e agora?

Ontem em Donestk, não fizemos um grande jogo, mas fomos unidos e guerreiros.

Tivemos a sorte do jogo, mas nunca a desistimos de procurar também.

Foi mais luta e união, do que futebol, aquilo que deixamos no Dunbass Arena.

E agora impõe a questão... e agora?

Agora, não mudou muito, mas talvez tenha mudado a noção que o abismo estava mesmo ali ao lado, essencialmente para o treinador e jogadores.

Ontem vi as "veias" do Vítor Pereira, bem expressas na cara, tal não era a raiva por certas falhas... Vi um Vítor Pereira a pular e a lutar pela sua vida do dragão e pelo seu trabalho e a fazer com isso, os seus pupilos lutarem.

Tenho a certeza, que quando o C. Rodriguez, Souza e o Varela, entraram em campo, estavam contagiados pela energia que o seu treinador colocou no banco.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Shaktar Donetsk 0-2 FC Porto (Crónica e Vídeo)

Ora muito bem e antes de mais, garantimos hoje a Liga Europa e dependemos só de nós para continuarmos na Champions, o que quer dizer com isto, ganhar ao Zenit na última jornada do grupo.

Entramos em campo com a surpresa Djalma e com a surpresa Maicon, não que não tenha jogado a defesa direito nos últimos encontros, mas essencialmente, por ter ficado Fucile no banco. Hulk jogou a ponta de lança, relegando Kleber para o banco.

Em relação ao jogo, a 1ª parte entramos com uma equipa compacta, a tentarmos apenas pressionar os defesas, na fase de construção com Hulk e Defour, assim  que estes se aproximavam mais do meio do meio campo adversário, apenas para causar incomodo e não deixar eles criarem tão à vontade.

Nas alas, tanto Jámes como o Djalma, fechavam para criar tirar os flancos ao Shaktar, e isso foi amplamente conseguido.

Ora com isto conseguido, a equipa abriu o corredor central ao adversário, por onde consentimos uma série de boas oportunidades ao adversário, onde a mais perigosa foi um remate do Luiz Adriano ao poste, com Helton completamente batido, e com uma má abordagem ao lance de Rolando.

Um Acto de Fé!

Hoje pelas 19:45, o FC Porto apresenta-se no RSC Olympiyskiy Stadium, em plena crise interna.

E eu agora pergunto... que melhor remédio para a crise do que ganhar este jogo e de forma convincente?

Todos nós temos grandes dúvidas, mas hoje joga o nosso Porto e nós todos, temos de deixar todas as dúvidas de lado, colarmo-nos à TV e apoiar o nosso clube de todas as formas possíveis e imaginárias.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Shaktar Donetsk VS FC Porto (Antevisão)

Esta é uma antevisão difícil de escrever e num momento conturbado da vida do nosso clube, mas a vida continua e nós somos Porto.

Vamos esquecer por uns momentos, todos os problemas que nos tem afectado e formo-nos na tarefa que temos em frente.

Perder não é uma opção, pois colocava a nossa continuação na Europa em causa.

Ganhar é a única posição que nos permite ainda continuar na Champions, contudo o empate pode é mais um passo na continuação da Europa, pela Liga Europa, e neste momento interessa é conter os estragos enquanto os níveis de jogo e confiança (seja com novo treinador ou não) não voltarem ao normal.

Portistas acordem que eles estão a começar a acreditar!

Antes da antevisão para o Shaktar quero dizer:

 Meus caros amigos Portistas!

Temos de estar todos bem acordados e atentos que os pacóvios da comunicação social a Sul, já acordaram e começam a ajudar o clube do regime!

Até agora estiveram caladinhos, mas assim que viram que a massa adepta afecta ao FC Porto, está profundamente insatisfeita com a equipa e com o seu técnico, lançaram mãos à obra para destabilizar todas as áreas do nosso clube.

O objectivo é claro! Querem que após saída do Vítor Pereira, a massa adepta esteja tão contra os seus jogadores e que faça tanta pressão sobre eles que eles não conseguiram por o seu futebol em campo de maneira nenhuma.

Agora PORTISTAS, isto é um ALERTA muito grande.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Convocatória para o Shakhtar Donetsk

A equipa do Porto partiu, ao início da tarde, para a Ucrânia, para realizar um jogo que pode ser a despedida à Liga dos Campeões, e em caso de derrota, por em causa a participação na Liga Europa.

Como adepto, espero que consigamos ganhar, apesar de o optimismo já ter tido MUITO melhores dias, e se eu estou assim, nem quero imaginar o que se passa na cabeça dos jogadores e muito menos do Vítor Pereira. 

Os Convocados são:
Guarda-redes: Helton e Bracali
Defesas: Maicon, Alvaro Pereira, Rolando, Fucile e Otamendi
Médios: Belluschi, João Moutinho, Fernando, Souza, Defour e Rodríguez
Avançados: Kleber, Hulk, Varela, James e Djalma

Amanhã farei a antevisão ao jogo e a posterior crónica.

37 Horas depois...


37 horas depois da catástrofe de Coimbra, estamos todos pasmados, pois o treinador, que é a personificação da incompetência, continua a liderar o Porto a caminho aberto para o abismo.

A próxima prova é a nossa eliminação da Champions e que pode inclusive por em causa a participação na Liga Europa.

Estarão alguns de vocês a pensar que estou a ser negativista... estarei?

Nos últimos 11 jogos ganhamos 4!!! Empatamos com o Feirense, Benfica, Olhanense, Apoel(casa), e perdemos com o Zenit (por humilhação), com a Académica (por humilhação) e com Apoel (Fora) e ganhamos à Académica para o campeonato, Nacional, Paços de Ferreira e Pêro Pinheiro (é melhor incluir senão os números ainda ficam pior).

domingo, 20 de novembro de 2011

E agora Sr. Presidente?

Ontem à noite, o nosso Presidente, dirigiu-se aos adeptos que aguardavam a volta da equipa de Coimbra e que exigiram (e muito bem) a saída do treinador, a pedir par ao deixarem trabalhar.

Sr. Presidente... nós o estamos a deixar trabalhar, mas somente se isso significar estar a acordar a rescisão com esse pseudo-treinador pseudo-portista, que nos temos levados a quebrar constantes recordes negativos esta época, e se ao mesmo tempo estiver a estudar o dossier "novo treinador".

Académica de Coimbra 3 - FC Porto 0 (Crónica e Vídeo)

Estava eu muito bem no belo jantar de feijoada, regado por uma bela Sangria de Espumante feita com as mãos aqui do "je", quando assisti a mais este fenomenal exemplo de tristeza geral.

Tenho muita simpatia pela Académica, cidade onde nasci e que nos deixa uma ligação tremenda, como já tinha referido anteriormente, agora, esta equipa, que relembro, perdeu com o Penafiel da Liga Orangina por 0-1, neste mesmo estádio, num  jogo em que o Penafiel podia ter ganho por mais, ganhar ao nosso FC Porto por goleada, é mesmo o fim do mundo.

A crónica do jogo até é bem fácil de escrever... 1ª parte foi 0! sem fio de jogo, sem interligação, nada! 0!

sábado, 19 de novembro de 2011

Teremos de passar a contratar empresários ou já o fazemos?

Neste mundo global, capitalista (na sua maior parte), o empresário empreendedor e com visão é o que consegue vingar e dobrar as dificuldades que o mercado lhe apresenta.

Depois existe esta outra classe, que são os Empresários de Jogadores, não muito diferente dos chulos das trabalhadoras da noite (aka prostitutas), que nada mais fazem que negociar atletas e ganhar comissões altíssimas por os venderem  a clube X ou Y.

Imaginado, que esta classe não existisse, e que os clubes na verdade tinham um leque de olheiros competentes e capacidade negocial entre eles (oh! wait... ), os jogadores seriam bem mais baratos do que são actualmente (humm... com esta crise é de aproveitar não acham? bani-los todos!).

Bem, para quê esta revolta toda?

1º Desde quando é que a comunicação social passou a entrevistar empresários de forma continua?

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Académica de Coimbra - FC Porto (Antevisão)

Depois de já nem sei quanto tempo sem bola (2 semanas?) e de a maioria de nós nos termos esquecido o nível exibicional medíocre, que a nossa equipa vem apresentando ultimamente, segue agora a Taça de Portugal, com uma difícil deslocação a Coimbra, apesar de historicamente e ultimamente, nos termos dado bem por aquelas bandas.

Coimbra é a cidade do meu berço de nascimento e a Académica uma equipa que cresceu comigo e tenho um carinho muito grande, mas Porto é Porto e é para ir ganhar sem qualquer dúvida.

Deveriamos abrir uma casa de leilões nas Antas, já!

... ou a continuar assim, temos que instalar um relvado retráctil no Dragão, e instalar lá um leilão para tantos interessados...

Pois bem... a equipa que não sabe jogar à bola nem tem jogadores de qualidade (seria esta a conclusão óbvia de qualquer turista que nunca tivesse ouvido falar com FC Porto, nem de Portugal e que passasse cá uma semana a analisar o fenómeno futebolístico nacional, só tendo como referência a imprensa diária), está à venda, segundo parece pelas noticias diárias.

Pois, como sabemos que nós não somos como outros que por aì vagueiam, e não andamos em saldos, então deveremos ser uma casa de leilões, mas tipo a Christie's em Nova York, que nesta casa não se faz por menos.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Guarin e as selecções, Palito, Javi Hervás e o palhaço da ilha défice

Ora bem, hoje vai um post resumo sobre a actualidade diária logo assim pela manhãzinha ;)

Comecemos pelo Guarin; Parece confirmar-se que a lesão sofrida ao serviço da Selecção Colombiana, irá manter o Colombiano fora de combate, pelo menos durante o mês de Novembro.

Ora, o problema do Guarin e dos outros internacionais de volta... o clube paga-lhes mas é que tem que arcar com as lesões e custos financeiros/desportivos das mesmas.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dragão faz anos!!! E somos a equipa da Europa com mais titulos desde esse ponto!

Faz hoje 8 anos, que o Estádio do Dragão abriu as suas portas a todos nós, e desde aì o nosso querido FC Porto, já ganhou 18 troféus, um record em toda a Europa.

Os Troféus dividem-se por 6 campeonatos, 4 Taças de Portugal, 5 Supertaças, uma Liga dos Campeões, uma Liga Europa e uma Taça Intercontinental.

Nestes dias em que tanto falamos da situação preocupante financeira do clube, é bom relembrarmos o que esta direcção e SAD, nos deu de bom até hoje.

Eu vivi muitas alegrias nestes meus 34 anos, e não precisei de ir ver jogos a preto e branco na RTP memória, para ver os meus ídolos triunfarem nos maiores palcos do mundo.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Portugal no Euro!

Portugal qualificou-se esta noite para o Euro 2012 a realizar na Polónia e Ucrânia, ao golear a Bósnia por 6-2, depois do empate na Bósnia a 0.

Parabéns a todos os atletas e particularmente ao nosso "menino" João Moutinho, que fez uma exibição soberba no meio campo da selecção.

Volta para o Porto nessa forma que bem precisamos!

Parabéns novamente!

Situação Económica - Futuro

Como já abordei aqui, a situação do FC Porto económica tem o seu quê de preocupante, apesar de estar confiante na acção da SAD.

Mas vamos assumir, que teremos que ter maior contenção daqui para a frente, para não por em causa a saúde financeira do nosso clube, então que fazer?

Como abordei aqui, num olhar sobre o que fazer neste mercado de Janeiro, penso que seria o que se deveria fazer daqui para a frente.

Situação Económica do nosso FC Porto

Ontem tive uma conversa muito agradável com um grupo de portistas que se dispôs a debater a situação económica do nosso Porto.

Tivemos essa conversa, com pontos de vista dispares, uns mais optimistas outras mais pessimistas, no comentário a um post na Reflexão Portista.

Após essa conversa, chego á conclusão que nós temos uma massa adepta que se preocupa imenso com o clube, não só na sua vertente desportiva também na sua componente económica e estrutural.

Na vertente econónica, eu como já tinha salientado neste post: http://fcpsempredragao.blogspot.com/2011/11/95m-de-divida-banca.html , eu continuo optimista em relação ao nosso futuro.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Emídio Rafael - Um caso de enorme azar!

Emídio Rafael, atleta do FC Porto, 25 anos (faz 26 a 24 Janeiro), está afastado da competição desde 29 de Janeiro de 2011, devido inicialmente à lesão que está ilustrada acima.

À algumas semanas atrás, quando já se encontrava em recuperação, voltou a lesionar-se por uma factura de esforço, que provavelmente, lhe vai custar também esta época toda.

95M€ de dívida à Banca

Saiu ontem no Jornal "O Público", que a dívida dos 3 grandes à Banca, ascende a 350M€, sendo a parte especifica do FC Porto de 95M€.

Ora, num mercado global e capitalista, onde estamos inseridos, o recurso ao crédito à banca, é uma obrigatoriedade para praticamente qualquer família, basta querer comprar uma casa ou um carro e às vezes nem é preciso tanto.

No caso do FC Porto, como grande empresa que é, 95M€, tendo em conta os activos que temos e a procura desses mesmo activos, só me resta dizer que "Bravo Sr. Presidente".

domingo, 13 de novembro de 2011

Abordágem ao Mercado de Janeiro

Aproveitando a pausa para os jogos da selecção, decidi fazer uma 1ª análise ao mercado de Janeiro.

Estamos a sensivelmente um mês e meio, para a reabertura de mercado em Janeiro.

O mercado de Janeiro serve essencialmente para corrigir erros de "casting" e re-equilibrar planteis.

Ora, no FC Porto, nós temos um plantel fortíssimo, mas, quanto a mim, com demasiadas soluções que devem ser repensadas.

Mais que entradas, eu aproveitaria para encolher o plantel. Eu sou apologista de 2 jogadores por posição, num plantel de 22 jogadores, sendo os lugares seguintes, ocupados pelos jovens, quem, se tudo correr bem, para o ano estão em competição na Liga de Honra (ou Oranjina), pela equipa B (abordarei a importâncias destas num outro post).

Guarin com lesão muscular pode ter de parar até 1 mês.

Como já tinha feito referência, o Guarin lesionou-se ao serviço da selecção, no jogo em que marcou aquele grande golo.

Pois afinal a lesão pode ser mais problemática que parece, levando-o mesmo a falhar os 3 jogos que iram definir, o nosso futuro, nas mais diversas competições: Académica (Taça), Shakhtar (Liga dos Campeões) e Braga (Campeonato).

Pinto da Costa ao L'Equipe e Hulk Sr. 70M€

Pinto da Costa referiu em entrevista ao Jornal "L'Equipe" que o futuro do Porto, quer desportivo mas essencialmente financeiro, passará muito por Jámes, Iturbe e essencialmente (porque ainda não o vimos em acção de Dragão ao peito) Danilo.

Também justificou que os 16M (13M + 3M comissões) gastos na aquisição do atleta, foi um risco calculado mas que tem a certeza que o ele não vai falhar, referindo que até já é Internacional pelo Brasil.

Ora... eu acho que 16M é muita massa e que o Internacional de Porto Alegre queria 19/20M pelo Leandro Damião, e este sim já uma grande certeza, e que muito mais falta nos fazia actualmente.

sábado, 12 de novembro de 2011

Jámes Rodriguez seguido em Itália

Ora bem... Jámes é seguido em Itália com muita atenção, dá eco a nossa imprensa desportiva, no dia de hoje.

Jámes, jovem de 20 anos, detentor de um pé esquerdo fabuloso e de uma visão de jogo e técnica apuradissíma, mal seria se a Juventus não o quisesse... ou mesmo o Liverpool, o Manchester United, o Inter Milão, o PSG, O Bayern Munique, por aì fora...

Tudo para os portistas! Estrutura do blog!

Agradeço desde já a todos os que já me acompanho e, como quero contribuir bastante mais, para a blogosfera portista, decidi colocar 5 menus (etiquetas) no meu blog, que é basicamente o que eu acompanho do nosso FC Porto, mas que agora passo a partilhar com todos vós, através deste meu espaço.

O Blog passa a ter 5 secção, que todas elas iram aparecer na página principal:.

Serão elas:
1. Geral (comentário e notícias diárias)
2. Crónicas dos Jogos (crónicas do jogo com vídeo dos golos)
3. Cartoon Sempre Dragão (será algo diferente a introduzir muito em breve)
4. Videos Golos Internacionais (Golos dos nossos rapazes, ao serviço das selecções)
5. Live Streamings (como acompanho o nosso Porto maioritariamente pela Internet, irei disponibilizar os links, para fazerem o mesmo, isto nos dias de jogo.

Para além disso já podem acompanhar as minhas actualizações pelo Facebook (o Link está no lado direito)

Espero que gostem, participem e voltem com frequência.

Agora Paulo Daybala?

Mais uma vez Paulo Dybala é associado ao Porto no dia de hoje, em mais uma pseudo luta pelo sua contratação com a normal equipa de Lisboa.

Quem é Paulo Dybala?

Avançado, 17 anos, tem sido o jogador de maior destaque do Intituto (equipa que lidera a II Divisão Argentina, a par do River Plate).

Que credibilidade dar a esta noticia?

Pois bem...  o FC Porto, gosta de apostar no mercado jovem (tal como tem feito com diversos exemplos nos últimos anos - Anderson, Jámes, Iturbe, Walter, Diego, etc...), portanto esta notícia pode não ser completamente descabida, agora o problema é outro, quanto a mim:

- temos 2 avançados Walter e Kleber no principal (eu acho que Walter não tem ou ainda não tem qualidade suficiente para o Porto, eu colocava-o a rodar no estrangeiro e ia buscar um avançado mais velho (24-26 anos);
- no plantel júnior temos  2 promessas: Thibaut Vion, Lupeta e o Gonçalo Paciência.

O que não entendo, é como é que com estas promessas:

1º Vamos buscar mais promessas lá fora...
2º Vamos para os jogos da CL só com 1 FC no banco... será que era muito complicado ter 1 miúdo destes para quando a coisa corresse muito mal?

Por vezes estas coisas cheiram mais a comissões de empresários do que a coisas a sério, e nós temos deixado sair alguns talentos que agora já demonstram que podiam ser boas opções e mesmo quando saíram já isso demonstravam, casos de Paulo Machado, Vieirinha, Bruno Gama, Helder Barbosa, etc...

Posso ser utópico, mas gostava de ver o Porto com um plantel mais curto (22/23 jogadores) e com uma aposta mais vincada nos jovens como Tiago Ferreira ou Vion ou Lupeta, por exemplo, para opções de convocatória e de entrada durante a partida.

Não concordam?

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Hulk... que se passa?

Ontem tirei algum tempo para ver o Gabão - Brasil, mas essencialmente para ver o Hulk. o Kleber e o Alex Sandro.

O Alex Sandro esteve engraçado, sempre a mostrar uma forte vertente ofensiva e o Kleber entrou nos últimos 15 minutos e pouco tempo teve para fazer alguma coisa, ainda para mais no estado lastimável em que se encontrava o relvado.

No meio disto tudo, estava Hulk, o único dos 3 que começou a titular... a meio da 1ª parte dei por mim a pensar... mas que raio se passa com o Hulk?

Não que ele estivesse mal, que circulou a bola, fez umas acrobacias giras e tal, mas nem uma arrancada em velocidade/força, onde ele costuma ser super poderoso entrou.

Todas as tentativas que efectou, foi ultrapassado em velocidade e bloqueado pelos defesas do Gabão.

E isto leva-me à questão inicial... que raio de passa Hulk?

Cristián Rodríguez, um problema de alas...


Cristián Rodríguez está hoje novamente na imprensa com o destino a ser o Galatasary. A saída do extremo, quer em Janeiro quer em Julho é inevitável, a única diferença é se a SAD ainda vai conseguir rever algum do investimento milionário que fez na altura.

Falar do "Cebola" não pode ser só falar do jogador que actualmente se vê em campo, mas tem de ser falar daquele jogador que no 1º ano que cá esteve fez uma época brilhante e, até se lesionar, continuou a fazer.

Para além disso, parece-me que o problema C. Rodriguez, passa também por um problema de quem projectou o plantel para esta época, senão vejamos... alas temos 8! Para que raio precisamos de 8 alas?!?!

Se bem que Kelvin e Atsu foram emprestados, mas tem de voltar certo? restam 6...

Depois temos os titulares Jámes e Hulk. 
Iturbe precisa de  espaço e jogo para conseguir "explodir", pois sem jogar não à fenómeno para ninguém.
Djalma, cada vez mais estou convencido que foi só para irritar o Marítimo.
Varela é uma excelente opção, quando motivado.
E resta o C. Rodriguez, um jogador que quando entra dá tudo o que tem, o que tecnicamente este dias até pode ser pouco, mas dá e deixa o suor em campo.

Portanto temos 6 extremos no plantel, praticamente 5 deles para um lugar, onde é que isto pode ser bom para uma equipa? Seja ela qual for?

E para o ano estamos com mais dois jovens que estão a fazer uma carreira fantástica no Rio Ave, e que precisam de espaço... como é que os vamos meter cá? 4 alas deveria ser o máximo, seja em que equipa fosse, para gerar concorrência.

6 gera desmotivação... será esta mais uma das razões de estarmos a jogar tão pouco?

Análise Táctica a Vítor Pereira

Antes de mais peço desculpa pelo post long... eu não gosto de os ler, mas este não tenho mesmo hipótese de o fazer mais pequeno.

Como já alguns sabem, a minha opinião é que Vítor Pereira, não tem qualidade nem capacidade para estar à frente dos comandos do Porto e como já tenho expressado por essa blogosfera fora, a minha análise baseia-se no comportamento táctico dos jogadores em campo, e não estatísticas e se o futebol é bonito ou feio.

Decidi explicar isso com a análise de 2 momentos fundamentais de qualquer equipa que joga em ataque organizado:
Esta 1ª Imagem mostra a táctica de Vítor Pereira no 1º Momento de Construção, ou seja os alas bem abertos, com uma linha de 4 jogadores (os laterais e os médios interiores a subirem) em troca de bola com o ala inclusive. Muitas das vezes tenta-se um passe longo para  um dos alas, através de um Central ou de uma mudança de flanco completa, para se começar a circulação de uma posição mais à frente.

Problema: Se os alas participam na rotação, não estão livres para outras funções e se os médios interiores não tem ninguém a criar linhas de passe, então a única solução é rodar a bola e "abrir os braços".

Nesta 2ª Imagem podemos ver a 2ª fase de construção... Os laterais chegam à lateral e os alas assumem uma posição mais interior, para tabelinha ou linha de passe. Os médios interiores assumem posição de frontal na àrea para a bola de "rassaca" ou pressão após perda da bola.

Problema: Assim que o ala vai para dentro, fica facilmente controlado pela defesa, o que deixa o lateral sozinho.

Isto é táctica de equipa pequena, pois assume-se que é possível travar duelos individuais, e ganhar bolas perdidas na cabeça da área, mas contra o Porto isso não funciona, pois estão sempre os 11 enfiados "dentro da baliza".

Então como poderia ser?

Pegando, nos exemplos acima era muitíssimo simples "corrigir" os dois momentos de transição para tornar as jogadas mais perigosas e mais eficazes.

Correção à 1ª fase de Construção:
Puxar os alas mais para dentro, abrir os médios interiores e colocar o trinco mais junto deles. A circulação é feita entre os 5 elementos do centro (mais os dois centrais). As setas indicam o tipo de movimentos de ataque ao espaço constantes, mesmo se a bola não fosse lã metida e por vezes 2 dos 3 a atacarem o espaço ao mesmo tempo.

Caso a bola não fosse colocada em profundidade, o atacante que atacou o espaço volta para a linha de fora de jogo, mas para uma posição ligeiramente diferente, para complicar a vida ao defesa.

Aqui nada de novo, é um dos modelos da 1ª Fase do Real Madrid.


Correção à 2ª fase de Construção:


Nada de novo aqui também, este é o modelo Villas Boas.

O Médio interior encosta para dar mais 1 linha de passe ao lateral, arrastando em sua cobertura os Centrais e o trinco (também para mais uma alternativa de passe). Para compensar, o lateral do lado oposto assume uma posição mais defensiva, apesar de ser já no meio campo adversário.

O Ala do lado oposto fecha mais ao meio e o avançado centro deriva um pouco mais (zona de ataque ao 1º poste), para onde está a bola. Entretando o médio interior do lado oposto, assume uma posição de recuperação ou remate de ressaca, mais em linha com o 2º poste(apesar de ser fora da área).

Nada de novo aqui... fazíamos o ano passado com eficiência com o Villas Boas.

Em suma, é simplesmente devido a estes duas fases de construção, que a equipa não consegue fazer nada, contra adversários que se fechem muito e saiam rapidamente em contra-ataque, e daí o Vítor Pereira não ser treinador para o Porto, enquanto não observar e alterar estas duas fases de construção.

P.S.: Não existe avançado nenhum no Mundo, que conseguisse grandes performances com estas duas fases de construção a dar-lhe(ou a não lhe dar) jogo. Tanto que os golos de Kleber, são por norma bolas de insistência.

P.S.2: Acima é sempre assumindo os 2 momentos de construção ofensiva em transição lenta, para uma táctica 4-3-3

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Teo Gutiérrez Novamente Apontado... Sim ou Não?


Teo Gutiérrez, Avançado de 26 anos que joga no Racing Avellaneda é novamente hoje apontado, pela imprensa argentina, como possível reforço do nosso Porto.

É um jogador que nos interessa no plantel? Na minha opinião sincera e muito concreta, neste momento e a jogarmos da forma que estamos a jogar, nem o Messi para cá vinha fazer nada (ou fazia aquilo que faz pela selecção argentina... que é zero!)

Portanto, nós temos é de resolver um problema de fluidez futebolística antes de contratar quem quer que seja, seja com novos métodos, novo treinador, nova abordagem táctica, seja lá o que for, antes de sequer contratarmos mais seja quem for.

Assistências no Dragão


Acabo de ler na imprensa que no Estádio do Dragão regista uma perda de 4.360 espectadores relativo ao mesmo período de jogos... estará relacionado com a crise que o pais vive?

Não digo que não seja um pouco disso, mas está sem dúvida nenhuma relacionado com a crise exibicional da nossa equipa, isso sim!

Para quem não me conhece, eu sou um defensor da saída do Vítor Pereira, mas não porque a equipa não está a fazer isto ou aquilo ou não está a empolgar, mas sim porque no plano táctico a equipa não está a jogar o suficiente para vencer os adversários.

O Porto é capaz de ser a equipa do campeonato com mais remates, mas remates perigosos e golos falhados de baliza aberta, este ano, temos muito poucos, o que é sinal evidente que a equipa não produz o suficiente tacticamente.

Se a equipa não produz espectáculos o publico não vai ao estádio.

Resta-nos esperar por melhores tempos e que a nossa equipa recuperer o espirito de "comer relva" e de "contra tudo e contra todos", que sempre nos caracterizou.

Novo Blog

O meu nome é João Gonçalves, tenho 34 anos e sou portista a sul do pais, mais concretamente em São Brás de Alportel.

Visito com a regularidade possível o nosso Estádio, 1-3 vezes ano e sou um frequentador assíduo da blogosfera portista, assim como um comentador muito assíduo.

Como gosto muito do comentário e da análise ao nosso Porto, resolvi criar este blog, para partilhar a minha visão portista com todos vós.

Irei publicar e comentar todo e qualquer assunto que tiver relevância para a nossa causa e dar a minha opinião sobre todos os assuntos da actualidade portista, sempre com um olhar crítico sobre o mesmo.

Espero que gostem, participem e visitem com regularidade.