sábado, 2 de junho de 2012

Novamente as equipas B's

Mais uma vez, resolvo falar das Equipas B's hoje, exactamente por ser um grande entusiasta das mesmas (perdoem-me o post longo) e por querer acreditar ao máximo, que será bem aproveitada e que pode ser um passo importante para ganharmos jogadores.

Hoje, o Jorge do Porta 19 faz uma curiosa análise SWOT (tipo empresarial), ás equipas B's. É uma abordagem que a nossa direcção deve ter tido em conta, mas existem coisas para além de uma abordagem tão "simplista" que devem ser tidas em conta.

Este ano, acabamos a época com 24 Jogadores no plantel principal. Um numero que considero adequado, mas que poderia ser mesmo um pouco mais pequeno (22).

Destes 24 Jogadores, Iturbe quase não jogou, Mangala fez 14 Jogos no total, Alex Sandro fez 12 Jogos e Kadu estava inscrito e pouco mais mas evoluiu nos Juniores.

Ou seja, de um plantel que normalmente 18 são os convocados, 3 jogadores Jovens jogaram pouco e pouco evoluíram.

Estes 4 jogadores, seriam os primeiros B's que se treinariam com os principais e jogariam nos B's.

Depois temos uma carrada de emprestados, que evoluem em equipas secundárias... Sérgio Oliveira, David Bruno, David Addy., que também deveriam vir para junto dos B's e serem usados em convocatórias ou mesmo na equipa A, quando necessários.

Temos igualmente os casos do André Pinto, Kelvin e Atsu, que deveriam estar com na mesma situação do Iturbe e Mangala, para a próxima época, ou seja, fazer parte do plantel A e serem chamados aos B's quando não convocados nos A's.

Depois temos o Tiago Ferreira, Tomás Podstawski, Mikel Agu, Vion, Gonçalo Paciência, Lupeta, Ebo Andoh, tudo jovens com potencial e que podem aproveitar muito bem este projecto.

Resumindo, o plantel da B está praticamente feito acima já com jogadores que recebem os ordenados  já pelo Porto.

GR: Kadu
D: David Bruno, David Addy, Tiago Ferreira, Mangala(A) ou André Pinto(A).
M: Sérgio Oliveira, Tomás Podstawski, Mikel Agu, Ebo Andoh
A: Vion, Gonçalo Paciência, Lupeta, Kelvin (A), Atsu (A), Iturbe (A)

E assim, sem qualquer tipo de esforço, tenho aqui um plantel de 16 jogadores, que possivelmente semanalmente só estariam disponiveis entre 13-14, devido às convocatórias da A.

Para preencher o resto do Plantel, deveremos ter nos nosso Juniores de ultimo ano, mais alguns valores, que não conheço por não acompanhar de perto, mas se fosse eu a fazer este plantel, guardava sempre lugar, para juniores que tivessem a mostrar atributos nos Sub-19, poderem sempre ser chamados a participar em jogos da B (pelo menos 2 lugares), o que será equivalente dizer, que temos espaço nesta B, para a manutenção de mais 4-6 jogadores juniores de ultimo ano.

Basicamente, tudo isto não representa um custo com o pessoal (jogadores) acrescido, se as coisas forem bem geridas e integradas devidamente com a equipa A.

Obviamente não se pode agora comprar um camião de jogadores para a equipa A e esperar que os jovens assim arranjem o seu espaço, mas eu considero que temos todas as condições, com uma B, de comprar 2 a 3 Bons jogadores para titulares da A (dependendo das saídas) e deixar o resto a cargo da nossa B.

Onde a B ainda pode representar um acréscimo, seria na parte da organização do próprio jogo (pagamento da inscrição, aluguer do Estádio, custos com staff técnico, custos com policiamento, etc..., mas aì também se resolve facilmente com um patrocinador para essa equipa e com as transmissões televisivas (ou venda directa à SportTv ou venda de patrocínios no Porto Canal, para transmissão nossa).

Em suma, a Equipa B não será muito lucrativa financeiramente, mas não dará prejuízo com certeza e pode nos trazer beneficio desportivos e financeiros através dos passes dos atletas.

E perguntam vocês com razão, "e os empréstimos não fazem isso?", fazem mas num segundo patamar de desenvolvimento e só para jogadores com lugares na 1ª Divisão mas acima de tudo, os empréstimos não nos permitem usar o jogador que esteva em franca evolução, na equipa A de imediato.

Peguemos no caso do Atsu... já mostrava grandes dotes na pré-época, se tivesse ficado na equipa A, será que já não teria jogado a titular esta época depois do colapso de quase todos os nossos alas? Ou no caso do Vion, será que se tivesse competição profissional constante (Liga de Honra), o VP não teria apostado nele com mais confiança, quando o Walter e Kleber eram fantasmas na frente de ataque?

São respostas que não sabemos mas que não quero voltar a ter de me perguntar a mim mesmo sobre elas.

2 comentários:

  1. Boas,
    so um reparo, mas isso é a tua opiniao:
    Gonçalo Paciencia tem mais um ano de junior
    Lupeta foi dispensado
    Tomás Podstawski ainda é novo. Joga nos juniores
    Ebo foi dispensado (segundo me disseram)
    Mangala fica na principal para mim
    Atsu e Iturbe tambem devem ficar na principal (principalmente iturbe, e espero que teenha mais oportunidades)
    David Addy... Ate pode ir para a B, mas era uma boa alternativa ao Alex, gosto muito dele

    Cumprimentos, Daniel
    www.visaoportista.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Oi Daniel!

    Como disse no meu post, a equipa B deveria servir para crescer talento para a A, mas também dos Juniores para a B, daí o plantel que sugeri tendo interligações entre a A <-> B e B <-> Juniores.

    Não estou a pensar num plantel para vencer a liga de honra, mas sim para dar espaço para crescerem talentos

    ResponderEliminar