sexta-feira, 22 de junho de 2012

Portugal e João Moutinho

Eu tento evitar falar da selecção, neste blog, pois é dedicado ao nosso FCP e não à selecção nacional.

Mas por estes dias, todos nós vibramos com a selecção... sofremos tanto como se estivéssemos a ver o Porto na fase de grupos ou a eliminar da Champions, agarrados a uma camisola com um símbolo estranho que não o nosso e/ou a uma bandeira, que não tem qualquer tom de azul.

Gritamos, de peito cheio, os golos daqueles 11 rapazes, que muitas vezes, durante a época lhes chamamos nomes, pois estão na barricada inimiga e ficamos extremamente felizes, com a nossa Selecção, que nos representa a todos nós e nestas alturas, acabam-se a clubite, e estamos ao lado dos nossos amigos, muitos deles de cores clubisticas diferentes, a gritar pelo mesmo golo, a comemorar a mesma jogada e lamentar os mesmos lances.

É isto, que a selecção promove... um pais todo a vibrar comemorar e sofrer pelo mesmo objectivo.

De dentro daqueles 11 rapazes, que vão entrando para o campo sempre com os mesmo nomes, destaca-se um que, se não o melhor, mas um dos melhores do Mundo, Cristiano Ronaldo de nome.

Mas para que este senhor tenha jogo, aparecem então um trio, que quanto a mim, é o segredo de sucesso, desta selecção liderada por Paulo Bento: João Moutinho, Miguel Veloso e Raul Meireles.

Todos eles médios de alta rotação, muito trabalho, jogadores de luta e com uma qualidade de passe acima da média e onde se destaca imenso o João Moutinho.

O nosso João, é o elemento que faz a ligação com o trio ofensivo, mas é muito mais que isso... é o elemento que decide como e quando a pressão é feita; é o que faz o fecho do meio campo; é o elemento que compensa tacticamente os outros 2 colegas de sector; mas acima de tudo, é o líder do meio-campo, onde o Raul Meireles e o Miguel Veloso jogam em função do que o João Moutinho fizer e onde o João Moutinho estiver... se ele pressionar em cima os outros sobem, se ele recolher os outros recolhem, se ele descair para a ala os outros ocupam as duas posições centrais, caso ele suba par a zona 10, os outros ocupam os espaços deixados livres... Os outros sendo o Raul e o Miguel, obviamente.

Paulo Bento, sabe o quão Moutinho é inteligente e a perfeição táctica do nosso médio e foi capaz de aproveitar isso, da melhor maneira, dando a batuta "táctica" a João Moutinho e este retribui, da maneira que se vê.

Por este andar, começo a ter receio que os 40 ou 45M€ da clausula não sejam suficientes e sempre considerei o Moutinho mais importante estruturalmente que o Hulk... sem Hulk, compra-se outro extremo e muda-se a maneira de finalizar, sem Moutimho, toda a maneira de atacar e defender, tem de alterada.

Esperemos que o mercado não nos leve este fantástico médio, que está ao nível de um meio campo à Barcelona.

Sem comentários:

Enviar um comentário