domingo, 15 de julho de 2012

Evian 0 - 1 FC Porto

Ontem defrontamos o Evian, 9º do último campeonato francês.

Este Evian, já nos colocou muitas mais dificuldades que havíamos tido contra o Servette.

O Evian foi o típica equipa do meio da tabela... fechada lá atrás, com muita gente na faixa central  e à procura de contra ataques rápidos.

Durante a 1ª parte, aplicamos uma pressão alta, onde conseguimos roubar muitas bolas e criar algumas situações de perigo derivado a essas conquistas, no entanto, também cometemos alguns pecados antigos, essencialmente quando essa pressão alta falha, os adversários conseguem criar lances de muito perigo... está claro que continuamos desequilibrados nesta opção, mas falta o João e os laterais, para darem outra real consistência.

Por falar em laterais, eles foram Djalma e Mangala... o caricato disto é que temos 6 laterais no plantel, e por diversas razões, nenhum estava em estágio... enfim... 

Do que se pode analisar deste jogo, viu-se que Djalma é bom a atacar e isso já sabíamos e raçudo a defender mas se posicionamento e que Mangala nunca será uma opção para aquela lateral esquerda, principalmente que não tem timings para defender a partir de uma lateral.

Maicon e Otamendi tiveram bem, mas com uma ou outra distracção que também já conhecemos da época anterios.

Helton e Fabiano, estiveram muito bem, com algumas defesas de grau de dificuldade elevado.

Deffour teve bem melhor do que contra o Servette, assumindo a construção de jogo e levantando a cabeça; Lucho pressionou alto até as pernas darem e teve alguns lampejos da visão de jogo apuradissima que tem e que Fernando continua certinho e mais ofensivo.

Atsu esteve muitos furos abaixo do que contra o Servette, talvez desgastado; James andou a vagabundear pela frente de ataque, numa estrutura alternativa e nem sempre conseguida em termos defensivos e Kleber muito lutador mas altamente inconsequente (irrita claramente ele nunca consegui parar uma bola no pé ou falhar os toques curtos).

Dos que entraram da segunda parte, Mikel demonstrou limitações que não se tinham visto, principalmente no capitulo da decisão com bola - a rever; Kelvin esteve bem melhor do que no jogo anterior; Iturbe, deveria ter entrado de inicio, pois os 15/20m que teve com os principais, agitou o jogo e de que maneira e mesmo depois desses saírem esteve muito bem; Castro e Pedro Moreira não apareceram em jogo; Janko continua frio e... falhão... ; David Bruno está muito verdinho ainda;

Resumindo e baralhando, foi um jogo de pré-época com alguns pormenores interessantes e com algumas situações interessantes...

David Bruno e Mikel devemm ir para a B.

Kelvin deve ser emprestado a uma equipa de uma 1ª liga estrangeira ou senão ficar na B.

Fabiano é demasiado bom para ficar no banco... deverá ter o mesmo destino que o Kelvin e para o ano voltar para ser o titular.

Iturbe e Atsu são os nossos alas irreverentes e que trazem algo de novo ao jogo e ao plantel.

Djalma e Varela eu despacha um ou os dois... pois com os alas irreverentes que temos mais Hulk e James, é muita gente.

Pedro Moreira... eu gosto dele mas para o Porto é complicado... eu metia-o na B e ia busca-lo em caso de necessidade e em jogos das taças e se ele aì mostra-se atributos passava à A.

Castro apesar de ter estado algo escondido nestes 2 jogos e continuo a achar que é um jogador que deve ficar no plantel e fazer com Lucho, Moutinho e Defour os 4 médios centro.

James, poderá ser a unidade criativa tipo Joker... que joga na ala para dentro no inicio e quando o Lucho rebentar, vai para 10 e entra o Atsu ou o Iturbe para a ala.

Janko e Kleber... eu mandava um  deles às urtigas... vender o 1º ou emprestar o 2º... é que temos os avançados da equipa B a mostrarem serviço e não precisamos de 3 Pontas de Lança nos A's, com esse suporte.

Portanto, Helton, Braccali, Maicon, Ottamendi, Mangala, Fernando, Defour, Lucho, Castro, James, Atsu, Iturbe, Kleber e/ou Janko, para mim, são estes 13/14 que tem garantido o lugar no plantel (dos que foram estagiar).

Junta-se a estes Jackson Martinez, Moutinho, Hulk, Danilo, Alex Sandro, Varela, Miguel Lopes e temos 20/21 jogadores.

E sobram as duvidas Sapunaru, Rolando e Álvaro Pereira.

Nota para Bellushi, que ainda é nosso jogador, mas deverá sair e Abdulahe Ba, que deverá estar dependente do Rolando sair ou não.

Depois temos o Moutinho que se sair, tem de vir alguém que até pode ser o Belushi e a questão do Hulk, se este sair então já podem ficar o Djalma e o Varela ou em alternativa, vir o Ganso.

Uma última nota para a nossa equipa B que derrotou o Valadares por 5-1 e que apareceu no site ofcial, mas sequer teve direito a dizer a equipa inicial ou substituições... foi só mesmo os marcadores e esses foram Dellatorre, Fábio, Edú e Sebá (2).

Enfim... mais respeito pelos nossos B's sff!

Sem comentários:

Enviar um comentário