segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A única coisa que fazemos é falar mal e atacar VP?

Existem muitos portistas que pensam que bloggers como eu, fazemos da nossa vida atacar VP só porque nos apetece... desenganem-se esses.

Eu não ataco VP, analiso jogos, momentos e competências/incompetências.

Quando me pediram para dar tempo ao homem, no inicio desta época, eu nem sei se havia de rir ou chorar... dar tempo a um treinador que à 1 ano está a liderar a equipa?? É para quê? Ver se lhe nascem neurónios?

Quando se aponta que a equipa ainda tem de crescer... crescer para onde? Nós apenas temos 1 jogador novo e é na zona de finalização... a equipa falha tacticamente na construção... e mesmo metendo outros interpretes por ali, a equipa não muda de dinâmica... é horrível o futebol que estamos a ver no campo à mais de 1 ano, onde tivemos meia dúzia de jogos de excepção, maioritariamente causados por termos marcado cedo e o adversário ter de correr riscos.

Vamos lá ver se nos entendemos... o FC Porto tem o melhor plantel de Portugal; tem dos melhores jogadores do Mundo que meio mundo anda atrás deles e vocês, portistas que defendem VP, querem com isso afirmar que tendo os melhores connosco aquilo é o máximo que podemos jogar? Aquilo sendo estes dois primeiros jogos da época e a época passada toda...

Não tenho nada contra VP pessoalmente ou mesmo profissionalmente, agora que é um zero à esquerda é, como treinador do Porto.

- É o treinador que me lembro, que mais substituições erra!
- É o treinador que me lembro, que mais discursos idiotas tem.
- Chega ao final do jogo a queixar-se da arbitragem quando deveria era estar a corrigir a forma de jogar da equipa;
- opções tácticas resume-se a uma, o habitual 4-3-3 lento em posse... não existe mais nada trabalhado, como foi completamente visível ontem em Barcelos.
- É o treinador que me lembro, que chega ao Flash Interview e viu um jogo mais diferente daquele que aconteceu, que me lembre;
- E por fim, é definitivamente o treinador, que mais jogadores ostracizou, num menor espaço de tempo.

Jogar futebol bonito(criação de jogadas, triangulações, remates) e eficaz  é bem possível... AVB o fez, Co Adriansee o fez, Mourinho o fez... até o JJ o faz, apesar deste ter graves problemas de gestão das capacidades físicas do seu plantel a longo prazo.

E o problema é mesmo onde é que isto já chegou, mesmo junto de bloggers como eu... Ontem o Porto fez um jogo lento e mastigado, mas eu escrevi na minha crónica e com muita convicção, que até aos 58 minutos até conseguimos jogar e criar algumas jogadas... Isso foi verdade, mas o nível de falta de qualidade que já estou habituado é tanto, que já fico contente em ver 6 ou 7 combinações com possibilidade de remate anexadas, pois raramente se vê mais de 3, no jogo todo.

Enfim... poderia estar aqui a dizer que vamos esperar, para ver se a coisa melhora e não sei quê... mais isso foi o discurso da época passada e a coisa nunca melhorou mesmo.

Eu acima de tudo, gostava que VP tivesse um epifania futebolística e a equipa tivesse um "orgasmo" neuronal, com a epifania do seu líder e que, de repente, a equipa começasse a jogar futebol.

P.S.: Falar de jogadores que não estão concentrados ou podem estar com  a cabeça fora do clube, ou tentar atribuir a culpa aos jogadores, é um puro exercício de má fé! Basta olhar para uma época completa passada e mais o que já temos desta, para perceber que se mudam os artistas mas a equipa não carbura... chama-se PARVOÍCE TÁCTICA, que nem o Messi se safava ali.

Por isso é que os nossos melhores jogadores são aqueles que individualmente resolvem jogos, pois em equipa não fazemos a ponta de um corno, e basta olhar para o constante sub-rendimento de Lucho e a irregularidade de James, para perceber que estes dois jogadores que precisam da equipa para sobressair, raramente o fazem, e todos sabemos que a qualidade não se discute.

Resta-nos esperar por o tal momento de epifania do VP ou por um momento de epifania rápido do PC.

P.S.2: Quanto quem apoia a manutenção do VP, são maioritariamente os adeptos dos outros clubes, mesmo depois do Porto ter sido campeão a época falada... estamos conversados.

6 comentários:

  1. caríssimo,

    já percebi que estamos em dois pontos distintos da barricada. mas, disso não farei um cavalo de batalha, pois trata-se de Futebol e nada mais do que futebol. e de duas visões diferentes de olhar para um mesmo amor comum e incondicional: o nosso FC Porto :)

    o que lhe quero transmitir é que, apesar de compreender e respeitar a sua "dor" (que perdura desde a época transacta), no alto dos meus trinta e seis anos - sou um puto, portanto :D -, « tudo farei por não enveredar por esse caminho fácil de linchamento público do elo mais fraco. considero que só assim conseguirei crescer no meu portismo, pois são nos momentos difíceis que se vê quem tem mais "estaleca". »

    confesso-lhe que a minha utopia é ter um estádio do Dragão a apoiar incondicionalmente e em uníssono a Equipa (treinador incluído) durante os noventa minutos do próximo encontro, ante o Vitória SC.
    seríamos "Porto" na beleza extrema desse sentimento, dessa paixão única.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ps:
    « eu, acima de tudo, gostava que VP tivesse um epifania futebolística e a equipa um "orgasmo" neuronal »
    sublime! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Miguel!

      Daqui ainda mais novo o sou... 35 primaveras somente ^^

      E a utopia que falas, não é difícil de atingir... nós os Portistas já demos muitos sinais que se a equipa jogar futebol, criar oportunidades atacar mas não conseguir ganhar, nós estamos com ela até ao fim... fica a titulo de exemplo o empate com o Zenit no Dragão em que o publico viu que a equipa fez tudo o que pode e que não pode.

      Portanto basta VP meter a equipa a jogar um futebol rápido, com pressão em cima, recuperações e contra ataques fulminantes imediatos, que o publico ficará todo do lado da equipa e consequentemente, do lado do seu treinador... não é assim tão difícil.

      Eliminar
    2. @ João

      penso que tudo será diferente com a «casa arrumada», a partir de 01 de Setembro. até lá, será algo difícil gerir todas as emoções em torno de possíveis saídas e/ou melhorias salariais...
      não esquecer que os atletas também são homens e a Ambição é inerente à nossa condição humana.

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar
  2. Sempre Fiel disse...
    Amigos de guerra,

    Estou ao lado de todas as opiniões de quem o ano passado defendeu até ao fim um VP que entrou fragilizado, passou o ano a levar banhos de assobiadela enquanto fazia o seu melhor e sofria no banco como qualquer verdadeiro portista. Defendi-o sempre também, e nisso muitas vezes senti-me sozinho. Não é fácil relembrar a muitos que só viram o Porto ganhar que, se ganhamos tanto, é porque apostamos na estabilidade e confiamos até ao fim nas nossas escolhas. Raramente isso não aconteceu (Quinito, Ivic, Octávio, Fernandez), e sempre que não aconteceu não ganhamos nada!
    No fim da época passada, fomos todos campeões: os que o defenderam (VP) e os que não o defenderam.
    Este ano, estou com aqueles que, sendo certo que apoiaram o VP até ao fim no passado, exigem que apresente mais e melhor futebol este ano. Teve tempo para preparar a equipa, tem ponta de lança, tem plantel. Tem miúdos para apostar, jogadores que estiveram a marinar e estão prontos para assumir, e jogadores experientes para segurar o barco. E acredito que ele vai segurar o barco. Não é o melhor treinador do mundo, longe disso, mas nem pensar é um mau treinador.
    Gosto de ler as opiniões aqui, nota-se o amor pelo nosso Porto nas palavras, mas gostava ainda mais que nas bancadas tivéssemos mais adeptos esclarecidos e menos pipoqueiros sempre prontos a assobiar tudo e mesmo até a criticar o PC. São gestores que aprenderam tudo num jogo de Football Manager no computador... Falta-lhes apanhar aquela chuvinha todo o inverno nas Antas, com o ventinho fresco... Agora é pipoquinha à entrada e cachorrinho à saída, pelo meio uma assobiadela para ajudar à digestão.

    Vamos Porto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. « São gestores que aprenderam tudo num jogo de Football Manager no computador... Falta-lhes apanhar aquela chuvinha todo o inverno nas Antas, com o ventinho fresco... Agora é pipoquinha à entrada e cachorrinho à saída, pelo meio uma assobiadela para ajudar à digestão »

      clap! clap! clap! clap! clap!
      (standing ovation)

      é que eu, quando vejo os jogos do nosso clube do coração, nem beber consigo (quanto mais ingerir alimentos).

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar